O escritor brasileiro Monteiro Lobato (1882-1948) criou obras importantes no panorama da literatura nacional e é um nome de referência na literatura infantil com sua famosa obra “O Sítio do Pica Pau Amarelo”. Ele está inserido no grupo de autores que escreveram obras no chamado Pré-Modernismo, período literário antes da Semana de Arte Moderna – a qual fundamentou uma profunda mudança na arte brasileira.
Monteiro Lobato: quem foi?
O escritor Monteiro Lobato nasceu no estado de São Paulo, em Taubaté, em 1882. Ele foi jornalista, empresário e tradutor, mas foi como escritor que conquistou renome em todo o território nacional. Apesar de ter estudado academicamente na área do Direito, sempre foi atraído pelo campo de estudo das artes, tais como a pintura, a fotografia e a literatura. Dessa forma, devotou ao mundo das letras o seu talento por meio da escrita de artigos, contos e romances tanto para o público adulto como para o infantil no decorrer do século XX.
Contribuição para a literatura brasileira
Monteiro Lobato ofertou contribuições decisivas à literatura brasileira. Alguns de seus romances e livros de contos tiveram teor nacionalista e crítico, denunciando problemas da realidade brasileira de sua época. Outra característica de sua obra foi o regionalismo, que retratava o homem do interior paulista, provavelmente motivado pelas suas memórias da infância. Ressaltamos aqui como exemplo obras como “Cidades Mortas” e “Urupês”.
Por outro lado, o autor redigiu diversos livros de literatura infantil que se tornaram referência e são utilizados pelas escolas até os dias atuais para o letramento das crianças. É o caso do “Sítio do Pica Pau Amarelo”, que inclusive foi adaptado para programas de televisão voltados para o público infantil. Além de contribuir para a literatura nacional, Monteiro Lobato teve sua obra vendida no exterior e, por essa razão, alguns de seus livros ganharam traduções para idiomas, como alemão, árabe, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês.
Dia do livro – (18/04)
O Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado no dia 18 de abril, mesma data em que o escritor Monteiro Lobato nasceu, a fim de homenageá-lo por ser considerado o Pai da Literatura Infantil no país, e pioneiro na criação de obras para esse público. Essa data foi concebida pela Lei no 10.402, de 8 de janeiro de 2002. Nesse dia, além das obras do autor paulista, são lembrados os trabalhos de outros escritores brasileiros que escreveram obras de literatura infantil.
O Sítio do Pica Pau Amarelo
O universo do Sítio do Pica Pau Amarelo é referência na questão da literatura infantil no Brasil, visto que os livros escritos por Monteiro Lobato apresentam elementos pedagógicos. Isto é, elementos que trazem lições, ensinamentos para as crianças, retratando também aspectos da cultura mitológica e das lendas brasileiras, representadas, por exemplo, por personagens como a Cuca e o Saci. Nesse universo de histórias ele publicou volumes como “Reinações de Narizinho” (1931), “Caçadas de Pedrinho” (1933) e “O Pica-pau Amarelo” (1939).
Colégio Bastos Maia
O Colégio Bastos Maia desenvolve diversos projetos a fim de inspirar as crianças e os adolescentes a ter mais interesse pela leitura de clássicos brasileiros desde a educação infantil. Afinal, a leitura desenvolve o senso crítico e a criatividade, colaborando para que os estudantes também escrevam melhor e se desenvolvam nos estudos na disciplina de Língua Portuguesa. Vale destacar que o hábito da leitura também facilita a compreensão e interpretação de textos e por isso deve ser estimulado.
Saiba mais aqui.