Tecnologia na infância: dicas para utilizar a internet de maneira equilibrada

Início » Tecnologia » Tecnologia na infância: dicas para utilizar a internet de maneira equilibrada

Quem tem filhos pequenos precisa estar atento ao uso da tecnologia. Smartphones, tablets e TVs com serviços de streaming precisam ser apresentados às crianças, no entanto, é preciso que sejam utilizados com limite.

A verdade é que não há como impedir que a internet não esteja presente na vida das crianças. É uma ferramenta que pode trazer inúmeros benefícios, mas é necessário um uso racional, supervisionado e equilibrado.

Benefícios

Muita gente atrela a tecnologia na infância como algo necessariamente ruim, o que não é verdade. A internet é somente uma ferramenta que facilita o acesso a infinitos conteúdos, e como qualquer outro instrumento, necessita que haja a supervisão dos adultos para que possa ser utilizada sem grandes riscos.

A internet pode estimular o aprendizado, facilitar a interação entre as pessoas, propiciar o acesso a brincadeiras, histórias, músicas e diversos outros conteúdos que podem educar e entreter as crianças.

Uso equilibrado

Para que a tecnologia possa ser inserida no mundo infantil da melhor forma, é necessário que os pais tomem alguns cuidados:

Primeiro, é fundamental ter restrições quanto ao uso de telas em determinados contextos. Durante as refeições e antes de dormir, por exemplo, a recomendação é não utilizar os dispositivos de nenhuma maneira. Nesses casos, evitar o uso é importante para a criança ter uma melhor qualidade de sono e uma relação mais saudável com a comida.

Além disso, é muito importante conhecer os produtos que os filhos estão consumindo, como jogos, séries, músicas, etc. Uma boa alternativa é criar perfis infantis adequados à faixa etária e apresentar conteúdos de boa qualidade às crianças, que sejam lúdicos, educativos e transmitam bons valores.

A frequência de uso varia com a idade. A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda evitar ao máximo a exposição a menores de 2 anos. Para quem tem entre 2 e 5 anos, o ideal é deixá-las usar a internet ao máximo uma hora por dia. Até os 10 anos, deve-se evitar que as crianças façam uso de computador, TV ou smartphone nos próprios quartos.

Para crianças que estão entrando na puberdade, isso ainda é mais importante, pois o contato com as outras pessoas pelas redes sociais pode trazer uma série de perigos. Não é necessário que os pais proíbam a utilização das redes sociais, mas a vigilância deve ser constante. Infelizmente, é comum o buylling, exposição a pornografia, aliciamento e outras práticas criminosas no ambiente online – onde as crianças são muito mais vulneráveis que os adultos.

Outro fator significativo é o ensinamento pelo exemplo. Se os pais ficam o tempo todo no smartphone, mesmo no jantar, no banheiro ou antes de dormir, as crianças vão acabar normalizando esse comportamento e repetindo. Por isso, é importante que os próprios pais tenham disciplina, até para terem autoridade na hora de cobrar o comportamento apropriado das crianças.

Sedentarismo

Outro motivo de grande preocupação quanto ao uso infantil da tecnologia é o sedentarismo. Muitas vezes, a internet supre a necessidade de diversão e entretenimento das crianças, que acabam se desinteressando de realizar brincadeiras e tarefas corporais.

A prática de atividades físicas é imprescindível para o crescimento saudável dos pequenos. Portanto, os pais precisam estar atentos para estimular e interagir com os filhos no mundo real. Brincadeiras ao ar livre, esportes, danças e jogos que mexem o corpo continuam sendo a forma mais saudável para as crianças se entreterem e crescerem com saúde.

Ensino moderno e preparado para as novas gerações

Conhecimento para vida e aprendizados que vão muito além da sala de aula. O Colégio Bastos Maia possui laboratórios, aulas de campo e diversas atividades de contraturno. Os alunos do Colégio Bastos Maia se preparam de maneira integral, aprendendo a conhecer, fazer, conviver e ser.

Últimas postagens

Categorias

Cadastre-se em nossa Newsletter

Gostou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Email
Print
Seja bem vindo!