A criança conversar sozinha é normal, você sabia? Há quem acredite que, ao observar uma criança falando sozinha, possa haver algum indicativo de que algo está fora do comum, mas pesquisas apontam que crianças que falam sozinhas são mais inteligentes, e estão em seu processo de desenvolvimento.
Crianças entre 2 e 5 anos desenvolvem o que é chamado de "fala privada"– que é quando falam em voz alta, porém para si mesmas, geralmente são palavras que ouviram seus familiares falando e utilizam em seus monólogos. Essa forma de verbalizar o que estão fazendo ajuda em seu desenvolvimento cognitivo, auxiliando no processo do desempenho da linguagem, que ainda é uma tarefa nova para os pequenos.
Permita que se manifeste
É importante deixar que as crianças continuem falando sozinhas pois, assim, melhoram a forma de se comunicar com as pessoas e com o ambiente externo, e aprimoram o seu desempenho em tarefas. Afinal, quem nunca falou sozinho enquanto realizava alguma atividade, melhorando assim a concentração?
A razão pela qual a criança utiliza essa fala para si mesma, é que, dessa forma, ela está guiando seus comportamentos. Fica fácil entender esse desenvolvimento ao observar a criança falando sozinha, pois geralmente essa fala será narrando o que ela fez, o que está fazendo ou o que ainda vai fazer. Nada mais é do que pensar em voz alta.
Fique tranquilo
Os pais não precisam se preocupar, pois esse comportamento não indica algo negativo, muito pelo contrário. Psicólogos explicam que enquanto as crianças estão brincando e falando sozinhas elas estão se auto-orientando, como uma forma de ajudar na maneira de se comportarem e também a adquirir novos conhecimentos relacionados a aquilo que estejam fazendo, seja brincar, montar, desenhar ou pintar.
Nessas atividades em que a criança fala sozinha, pode haver algum amigo imaginário, o que é bem comum visto que crianças possuem uma imaginação muito fértil, que não possui limites. Ter um amigo imaginário pode ser também uma maneira que a criança encontrou de diminuir a solitude, principalmente em se tratando de filhos únicos ou em casos em que os irmãos tem uma certa diferença de idade.
Crianças são uma tela em branco, prontas para se desenvolverem, e a melhor forma de ajudar nesse caminho é incentivar aquilo que pode auxiliá-las a alcançar a sua melhor versão. Enquanto conversam sozinhas elas estão abrindo seu imaginário, organizando seus pensamentos, melhorando a fala, trabalhando a memória e ainda potencializando sua forma de expressão.
Falar sozinho é um comportamento considerado saudável para o desenvolvimento humano e apoiado por psicólogos e pedagogos, afinal é considerado um treinamento social que facilitará a se expressar de maneira clara e inteligente.
Ensino de qualidade
O Colégio Bastos Maia, tem em sua história de mais de 30 anos, não só um propósito, mas o comprometimento com o desenvolvimento de seres humanos, para que cresçam de maneira consciente e que façam do seu conhecimento um meio de expressão.
Clique aqui e agende uma visita.