A oralidade é uma competência fundamental para o desenvolvimento do ser humano, pois através dela, ele organiza seus pensamentos, entende o mundo e consegue se comunicar com os que o cercam.
Ela não se restringe somente à enunciação das palavras, mas ao conjunto de fatores que possibilitam a comunicação, como o ritmo da fala, entonação, volume da voz, expressões faciais, gestos e os diferentes contextos socioculturais específicos, onde a comunicação ocorre.
A criança aprende a falar, geralmente, no seio familiar, lugar onde a oralidade acontece de uma maneira informal e afetiva, dessa forma, muitas vezes a criança sente dificuldades para se comunicar quando muda de ambiente. O papel da escola é desenvolver essa capacidade, propiciando aos alunos experiências diversificadas e ricas, que envolvam os usos possíveis da linguagem oral.
Pensando nisso, é comum que os professores peçam aos alunos trabalhos de exposição oral, que é um gênero textual formal que consiste no ato de uma pessoa explicar algo, de uma maneira estruturada, para uma plateia.
Conhecidos também como seminários, essa atividade comum desenvolve nos alunos as habilidades imprescindíveis de um futuro profissional, capaz de falar em público e expor suas ideias com coerência, objetividade e tranquilidade. Portanto, essa é a importância da apresentação oral dos trabalhos em sala de aula: formar excelentes comunicadores, capazes de se fazer compreensíveis e compreender o mundo.
Confira algumas dicas para apresentar um trabalho com confiança:
- Dominar o assunto: Estudar o conteúdo é fundamental para fazer uma boa apresentação, pois aumenta a confiança e consequentemente, gera tranquilidade.
- Criar o roteiro da apresentação: Organizar todo conteúdo em tópicos, na ordem adequada que eles devem ser expostos, é a melhor forma de conduzir uma boa apresentação, pois ler o tempo inteiro é extremamente tedioso aos ouvintes e por outro lado, tentar decorar é inviável, porquanto pode gerar ansiedade, nervosismo e causar o esquecimento total do que deveria ser dito.
- Treinar no espelho: Explicar todos os tópicos diante do espelho é uma simulação da apresentação, o que promove uma familiaridade com o momento, fazendo com que seja mais confortável quando, de fato, ele estiver acontecendo.
- Manter a postura: Uma boa postura melhora a voz, aumenta a confiança e transmite mais autoridade ao público.
- Olhar para a testa das pessoas: Essa prática oferece um ponto focal ao orador para que ele não perca a concentração olhando para o público ou olhe na direção errada.
- Levar o roteiro da apresentação escrito em um papel: Na era da tecnologia é comum usar o computador para tudo, no entanto, imprevistos podem acontecer, é importante estar prevenido para não entrar em desespero.
Colégio Bastos Maia
O Colégio Bastos Maia oferece aulas para alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I e II. É uma instituição comprometida com o aprendizado dos alunos, pois acredita que a educação tem o poder de mudar o mundo.
Seus alunos aprendem os conteúdos de forma ativa, tornando-se agentes da sua própria transformação, o que favorece a autoconfiança, o desenvolvimento do pensamento crítico, o autoconhecimento, e o raciocínio lógico.