Uma das etapas escolares mais emocionantes para quem acompanha o desenvolvimento infantil costuma ser aquela em que a criança começa a aprender a ler.
Geralmente, as crianças gostam bastante deste momento e passam a testar os novos conhecimentos com coisas do cotidiano, como, por exemplo, tentando ler placas de trânsito, nomes de lojas ou de produtos na despensa de casa ou no mercado. Embora seja uma conquista realmente incrível, a leitura não é uma aptidão que se adquire de uma hora para outra, tratando-se de um trabalho árduo e que conta com mais de uma fase, de modo que habilidade seja adquirida pela criança da forma mais completa e eficaz possível.
FASES DA LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Para quem não está diretamente envolvido com os processos da educação infantil, pode ser mais difícil identificar as diferentes etapas, mas o fato é que existem fases a serem cumpridas para inserir a leitura na vida de uma criança.
Esta teoria de que o aprendizado da leitura é fracionado e não fixo é defendida pela professora de origem polonesa chamada Jeanne Chall, que marcou o século XX consagrando-se como uma das principais pesquisadoras acerca da alfabetização. Tal concepção é adotada pela UNESCO como correta e, em linhas gerais, consiste em decodificar letras, formar sílabas, compreender palavras e assim por diante, até chegar à leitura de um texto.
Dentre as correntes de estudiosos que fixam os marcos e, portanto, delimitam as fases para o aprendizado da leitura, a mais conhecida e didática é aquela que divide este processo em três etapas, que são, em ordem:
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Logográfica: nesta primeira etapa, as crianças reconhecem a grafia das letras e das palavras do mesmo modo como percebem objetos e símbolos, sendo capazes de reconhecê-los prontamente, embora o repertório conhecido ainda seja bastante limitado. Grafias mais grosseiras e com cores fortes costumam facilitar a assimilação.
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Alfabética: quando se chega à fase alfabética, os conceitos de som e de representação gráfica (escrita) são desenvolvidos, separando as palavras de objetos e símbolos. Os fonemas são ensinados e associados às letras, formando sílabas e, então, palavras. Este momento costuma ser muito empolgante para os pequenos, que passam a decodificar letras, sílabas e palavras, com ou sem sentido, que estão inseridas no seu cotidiano. Assim, as relações entre a fala (ou seja, o som) e o texto são fortalecidas e a rota da fonologia se desenvolve.
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Ortográfica: o aprendizado adquirido e acumulado nas fases anteriores faz com que o aluno não precise mais pronunciar as palavras para que possam reconhecê-las e para que o significado de cada uma delas invada a memória. É normal que a criança seja exposta a um grupo de palavras específico por repetidas vezes, já que isso faz com que o armazenamento dos respectivos grafemas seja mais eficaz, intensificando o léxico ortográfico.
PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NO ENSINO DA LEITURA
Levando-se em consideração que os pais e responsáveis são peças fundamentais em todo o processo educacional, isto não poderia ser diferente quando se fala em alfabetização e ensino da leitura.
É papel dos pais e responsáveis proporcionar às crianças um ambiente favorável e lúdico, fazendo com que elas se sintam à vontade e seguras para encarar a jornada com mais conforto. Para que isso aconteça, é fundamental inserir a criança ao convívio familiar e social, propiciando que ela experimente situações diferentes que estimulem o desejo pela leitura e aumentem o seu conhecimento de mundo.
Um dos principais exemplos de participação dos pais no processo de ensino da leitura aos filhos é o desenvolvimento do hábito da leitura, familiarizando a criança aos livros desde cedo, lendo para elas e permitindo que elas vejam os adultos lendo ao seu redor.
O ponto principal é que a criança seja encorajada a explorar as novidades que estão sendo expostas naquele momento, despertando a curiosidade por todo o aprendizado que tem sido adquirido, utilizando-se, por exemplo, do reforço positivo.
EDUCAÇÃO COM ACOLHIMENTO E SEGURANÇA
O Colégio Bastos Maia conta com uma história de sucesso na construção do futuro, trabalhando arduamente como agente transformador por amor à educação.
O atendimento aos alunos é humanizado e personalizado, valorizando a realização que precisa ser estabelecida entre a escola e a família a fim de melhorar o desenvolvimento infantil.