O Colégio Bastos Maia desenvolve projetos educacionais que são aplicados no dia a dia de nossos alunos da educação infantil e ensino fundamental. Os projetos são atividades que desenvolvem e fortalecem valores dos participantes além de auxiliar no processo ensino-aprendizagem. Alguns projetos são realizados em parceria com outras instituições.
A Rede de Escolas Associadas da UNESCO foi criada em 1953 para estender os objetivos dessa organização mundial ao campo da Educação. Hoje está presente em 180 países, formando uma rede mundial com mais de 8.500 instituições educacionais.
As instituições associadas incluem creches, pré-escolas, escolas primárias, secundárias, técnicas e de formação de professores. O trabalho da rede PEA tem objetivo de colocar em prática a compreensão internacional, a paz, o diálogo intercultural, o desenvolvimento sustentável e a educação de qualidade.
No Brasil, as instituições associadas promovem o fortalecimento dos quatro pilares da Educação para o século XXI, que são: aprender a conhecer, a fazer, a ser e a viver juntos. Os professores e alunos desenvolvem projetos e atividades que vão além da sala de aula, através de temáticas, abordagens, métodos e materiais educacionais inovadores.
A PEA UNESCO no Paraná organiza projetos em que professores e alunos de diferentes escolas trabalham juntos por um objetivo em comum para todos. Acreditamos que através da colaboração, a construção conjunta e o diálogo são fundamentais para a criação de uma sociedade mais sustentável e integrada. Nossos projetos são desenvolvidos através de temáticas e desafios globais da ONU. Agimos localmente, formando nossos alunos e transformando a nossa escola, bairro e cidade em meios cada vez melhores.
A Metodologia OPEE é pioneira em educação socioemocional e projeto de vida nas escolas. Composta por uma jornada inspiradora com propósito e conexão que ampliam as temáticas que perpassam o desenvolvimento de competências socioemocionais, tais como autoconhecimento, inteligência emocional, empatia, colaboração, respeito, visão ética e muitas outras.
O criador da metodologia é Leo Fraiman, que é psicoterapeuta, palestrante, especialista em Psicologia Escolar e mestre em Psicologia Educacional e do Desenvolvimento Humano pela USP. O método é fruto de mais de 25 anos de estudo para auxiliar crianças e jovens a chegarem à melhor versão de si mesmos, através da construção de projetos de vida nobres e transformadores.
As aulas da OPEE são momentos em que os alunos conversam, pesquisam, jogam, criam, debatem, se conhecem, descobrem novas realidades e oportunidades e ampliam as percepções do mundo. As atividades estimulam o educando, apresentando os elementos para a construção de perguntas e respostas abertas, de maneira gameficada, lúdica e dinâmica. As diferentes tecnologias são utilizadas com humanização e sabedoria para apoiar o desenvolvimento das intervenções.
A Educação Financeira tem o objetivo de formar pessoas financeiramente independentes e responsáveis e ao ser aplicada na escola, é capaz de melhorar a vida de estudantes, famílias, professores e de toda a comunidade escolar.
Através de atividades integradas, introduzimos temas contemporâneos no processo pedagógico de forma lúdica e desenvolvemos habilidades para o uso do dinheiro responsável e sustentável com leveza e diversão.
A educação financeira também está conectada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas (ONU), que compõem as diretrizes do nosso trabalho no Colégio Bastos Maia.
Através da Educação Financeira os alunos são capacitados para resolver demandas da vida cotidiana, ampliar o repertório e autocontrole financeiro, bem como entender formas de usar bem o dinheiro e conquistar independência e autonomia. Estudamos estratégias de empreendedorismo aliadas à ética, cooperativismo, cidadania, responsabilidade social e ambiental para uma atuação pró-ativa e colaborativa na sociedade.
No Colégio Bastos Maia, realizamos um Projeto Bilíngue que é um programa de carga horária estendida com objetivo de empoderar o ensino-aprendizado do inglês, proporcionando um ensino mais intenso de uma segunda língua, capacitando os alunos para se tornarem cidadãos bilíngues e capazes de interagir em inglês além dos muros da escola.
Por meio de projetos e solução de problemas que apresentam diferentes conceitos culturais aos alunos em aulas práticas e inovadoras, tornamos a sala de aula em um ambiente de construção e troca de conhecimento onde todos contribuem para o aprendizado.
O programa melhora a competência linguística com conteúdos interdisciplinares através do Inglês. Desta forma, o idioma se torna uma ferramenta que contribui para a internacionalização do aluno e não apenas um objeto de aprendizado.
Carga horária de inglês estendida > maior exposição à língua > experiências e vivências > aluno bilíngue.
A capoeira é uma expressão cultural e luta afro-brasileira que em 2014 foi reconhecida pela Unesco como Patrimônio Imaterial da Humanidade e esta prática está presente em muitas escolas devido às habilidades que desenvolve e é recomendada para alunos a partir de três anos.
A criança que pratica capoeira aprende não apenas as movimentações corporais, como também a cantar e a tocar, pois a musicalidade é parte crucial da capoeira.
No jogo de capoeira o controle emocional e a estratégia são estimuladas através da observação e defesa. O respeito e a compreensão são incentivados durante a prática, pois difunde o valor da defesa e não do ataque. O objetivo da capoeira é jogar com o outro, não contra o outro.
A capoeira amadure as noções de tempo-espaço, além de estimular interesse, atenção e cuidado com si mesmo.
A atividade envolve todas as partes do corpo e auxilia na ampliação das diferentes qualidades físicas e dinâmicas do movimento, melhorando a condição do andar, correr, pular, equilibrar, rolar, além de trabalhar força, velocidade, resistência e flexibilidade com um suporte lúdico.
No momento da roda de capoeira, em que cada participante tem liberdade para fazer sua própria expressão corporal com movimentos abertos e intuitivos, cria-se a oportunidade da criança se expressar, melhorando as relações interpessoais e estimulando criatividade, respeito e parceria.
Em busca de ir além do conhecimento básico, com foco no desenvolvimento intelectual dos alunos e uma metodologia diferenciada, o Colégio Bastos Maia tem parceria com o projeto Supercérebro, o qual apresenta uma proposta diferenciada que trabalha não apenas a matemática e o raciocínio lógico, mas diferentes habilidades que complementam o desenvolvimento da criança.
Para aprimorar as habilidades socioemocionais, o método Supercérebro utiliza como ferramenta pedagógica jogos de tabuleiro que desenvolvem capacidades como comunicação e argumentação, estratégia para tomada de decisão, colaboração, liderança e respeito. Com a prática do Supercérebro, os alunos também ampliam a autoestima e a confiança para enfrentar os desafios.
Nós queremos ter a alegria e satisfação de participar na formação de seu filho. Nossa equipe está a disposição para te acompanhar em uma visita pelo colégio e tirar suas dúvidas sobre a nossa proposta pedagógica.