Por que treinar a caligrafia ainda é importante?

Início » Dicas » Por que treinar a caligrafia ainda é importante?

A caligrafia é a nossa expressão das palavras feitas manualmente em uma determinada superfície, de maneira uniforme e padronizada (Michaelis Online, 2022).

A raiz da palavra, ou seja, a etimologia, vem do grego kalligraphía que em poucas palavras significa “escrita bonita”. Durante o processo de aprendizagem das palavras, a escrita manual é fundamental para desenvolver as habilidades de decodificar as letras e como a junção entre elas formam as palavras e frases.

Inicialmente, as crianças aprendem as letras de FORMA que, por serem separadas umas das outras, favorecem a compreensão do significado de cada uma. Naturalmente o ensino vai evoluindo para a letra cursiva, no intuito de aprimorar a capacidade de decifrar palavras e aumentar a velocidade da escrita. Ao treinar a caligrafia, o aluno desenvolve maior fluidez de expressão de pensamento, assim como aprende mais facilmente a ortografia das palavras ao registrá-las de forma manuscrita.

O desenvolvimento motor também é favorecido pela prática da caligrafia, assim como acontece no aprendizado da digitação. Na alfabetização atual, é feita a união entre o ensino da escrita manual e a digital, para ampliar os horizontes do desenvolvimento das crianças em idade escolar. Assim como a tecnologia tornou cada vez mais rápido o acesso às informações, a alfabetização passou a adaptar as metodologias para que os alunos aprendam desde cedo a filtrar esses conteúdos virtuais e também estarem preparados para desenvolver uma boa expressão manuscrita, que são importantes por exemplo, em redações de vestibulares.

Conforme análise feita durante o X Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2021), no artigo “O processo de alfabetização com o uso das tecnologias digitais: uma revisão sistemática”, o modelo social contemporâneo é baseado na globalização. Neste sentido, a educação escolar adequada a este cenário desperta o interesse dos alunos no processo de ensino-aprendizagem. Principalmente no que diz respeito ao uso de ferramentas lúdicas como jogos e aplicativos, que possuem caráter convidativo a curiosidade dos estudantes em desvendar objetivos e decifrar desafios.

O tema alfabetização digital também é mencionado no livro recentemente lançado em janeiro de 2022 “ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTOS E MULTILETRAMENTOS: conceitos e exemplificações na contemporaneidade” do organizador Carlos Batista, pela editora Schreiben. Este material menciona o termo “letramento digital”, que se baseia nesta união da prática da escrita manual e digital.

Dessa forma, a caligrafia exerce o papel de articular o pensamento de maneira harmônica que favorece a leitura e as normas gramaticais, enquanto que a digitação faz a imersão do aluno na tecnologia e na aprendizagem da distinção dos conteúdos da internet de forma eficiente e segura.

Para que o aluno possa desenvolver plenamente essa capacidade, é necessário que o ambiente escolar esteja preparado para fornecer a formação apropriada. Neste sentido, o Colégio Bastos Maia possui estrutura voltada para o aprendizado dinâmico, as salas de aula possuem wi-fi, computadores, caixa de som, microfone, projetor e câmera.

O corpo docente é treinado para aliar a tecnologia ao aprendizado dos alunos, pois a instituição compreende a importância destes meios para que os alunos possam se desenvolver como cidadãos críticos e capacitados para transformar suas realidades.

Clique aqui e saiba mais.

Por Fabiana Maria Castro da Rosa

Últimas postagens

Categorias

Cadastre-se em nossa Newsletter

Gostou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Email
Print
Seja bem vindo!