Quem tem filhos em idade escolar provavelmente já se deparou com a necessidade de contratar um transporte escolar para levar as crianças ou adolescentes à escola. Uma das características que torna este serviço tão importante para pais e filhos é a questão da segurança. Porém, corriqueiramente, surgem histórias negativas envolvendo o transporte escolar que, normalmente dizem respeito às opções clandestinas. A boa notícia é que, seguindo uma série de recomendações, é possível praticamente exterminar fatores que possam gerar algo inesperado e colocar em risco a segurança da criança. Veja as dicas do Colégio Bastos Maia:
Quais são os veículos autorizados a transportar alunos?
Ônibus, vans, VW Kombi e embarcações. Apenas em alguns municípios, com estradas precárias, os DETRANs (Departamentos de Trânsito) autorizam o transporte de alunos em veículos menores, adaptados para o transporte de crianças. Portanto, carros de passeio e especialmente motos não são autorizadas para este serviço.
O que verificar antes da contratação?
– Solicitar referências na escola e com outros pais.
– Avaliar a documentação pessoal do motorista, se possui habilitação para a categoria “D” e curso de Formação de Condutor de Transporte Escolar.
– Verificar na prefeitura se os veículos e motoristas são credenciados para o transporte escolar.
– Verificar as condições de higiene do veículo de transporte, condições dos pneus e principalmente se há cinto de segurança para todos.
– Verificar se há um monitor para acompanhar o embarque e desembarque das crianças.
– Se possível, outra boa estratégia é avaliar o trabalho das empresas de transporte antes de contratá-los. Reserve um dia para ficar próximo à escola nos horários de entrada e saída, observando situações como local de parada em frente à escola e forma de tratamento às crianças.
Quais orientações devem ser repassadas às crianças?
É preciso orientar as crianças constantemente a respeito dos cuidados durante o transporte escolar, os fundamentais são: se o veículo estiver em movimento é necessário ficar sentado; lembrar-se de afivelar o cinto de segurança; seguir as orientações do monitor do veículo; evitar chamar o motorista enquanto o carro estiver em movimento; contar aos pais sobre como foi o transporte no dia; e sair do veículo apenas quando ele estiver totalmente parado.
A equipe do Colégio Bastos Maia sabe da importância da segurança no transporte escolar, portanto, se você está em busca de um transporte escolar para seus filhos, é ideal que leve em consideração as orientações acima!