O teatro é um meio de entretenimento cheio de possibilidades e bastante difundido pelo mundo. Além de ajudar seus espectadores a se entreter e conhecer ótimas histórias, o teatro também é um importante meio de crítica social e de educação. Conheça algumas curiosidades sobre ele e aprenda mais sobre essa mídia que tem uma grande importância histórica.
De onde veio o teatro? O teatro surgiu como maneira de representar histórias de deuses, heróis e fenômenos naturais para os povos antigos. Durante o século IV a.C., os gregos começaram a utilizá-lo nos festivais dedicados ao deus do vinho e da fertilidade, Dionísio. Na mesma época, os gregos construíram os primeiros teatros, que naquele tempo eram compostos por uma arquibancada e um palco ao ar livre. Mais tarde, outras culturas se apropriaram do teatro grego e adaptaram-no para seus tempos. Alguns dos maiores escritores já conhecidos, como Shakespeare, escreveram dezenas de obras que ganharam o mundo. Até hoje o teatro é um importante meio de expressão e é apreciado por várias culturas diferentes.
Hoje em dia atividades artísticas já não sofrem tanto preconceito na escola. Já é conhecido como conceitos estéticos e artísticos auxiliam os alunos a desenvolverem habilidades importantes. Apesar disso, ainda existem aqueles que desconhecem a importância do teatro em sala de aula, mesmo ele sendo uma ótima ferramenta de ensino. Quando os alunos participam de uma peça teatral conseguem aprender uma variedade de habilidades, ampliam sua criatividade e capacidade de improviso. e também tornam-se capazes de se expressar melhor. Alunos que participam de atividades teatrais melhoram suas habilidades interpessoais, já que são forçados a interagir com os colegas para resolverem problemas. Através da peça escolhida, o professor também consegue incentivar debates importantes e reflexões que passariam esquecidos de outra maneira. Durante o aprendizado com o teatro, os alunos também aprendem outras artes como dança, canto e sua importância. Conhecimentos estéticos também são adquiridos, assim como maneiras de utilizar o corpo para se expressar, que podem fazer muita diferença no futuro do aluno. Além disso, o teatro também é utilizado como meio de crítica e mudança social, e seu conhecimento e interpretação serão essenciais na vida acadêmica dos alunos.
Muitos autores já utilizaram o teatro como ferramenta para suas críticas sociais. Shakespeare pode ser um dos mais conhecidos, mas outros como José de Alencar também fizeram suas peças para criticar coisas de seu tempo. Esses autores acreditavam que ao fazer a plateia se identificar com os personagens e as situações, eram capazes de despertar nela a crítica feita pela peça. Através da empatia seria possível que aquele grupo de pessoas percebesse o problema social encenado e o compreendesse melhor. Peças teatrais também servem para colocar em pauta questões existenciais e humanas, fazendo com que os espectadores, atores e até escritores tornem-se pessoas melhores e mais sensíveis.
Como desenvolvedor de múltiplas habilidades nos alunos, o teatro pode se constituir em uma ferramenta muito útil para aprofundar, expandir e sedimentar os mais diversos conteúdos apresentados aos estudantes.