O vestibular é um dos principais desafios enfrentados pelos que sonham em conquistar uma vaga na faculdade. É necessário ter dedicação, disciplina e muita determinação. Manter uma rotina de estudo, inclusive aos fins de semana, é fundamental para ter sucesso nas provas.
Os pais, muitas vezes, ficam mais ansiosos que os filhos. Cobram boas notas e horas de estudo. Esperam que ele desempenhe um bom trabalho para conquistar a tão sonhada vaga na universidade! Entretanto, é necessária calma e bom senso. É preciso lembrar o quão difícil é segurar o nervosismo nessa hora tão importante.
Acolher, aconselhar, incentivar, estar ao lado dos filhos como um apoio é fundamental para que haja segurança. Ajudar na organização dos horários e estimular momentos de entretenimento auxilia a conter o nervosismo.
Os alunos que estudam pela manhã podem aproveitar o período da tarde para rever os conteúdos, ou seja, revisar todos os detalhes aprendidos naquele dia e em dias anteriores. Neste sentido, é primordial fazer um planejamento para organizar as matérias, as revisões e os exercícios.
No quadro de estudos, a pessoa deve colocar os horários das aulas e o tempo disponível. Além disso, ter um tempo para lazer é fundamental. Fazer atividade física e dormir bem para aguentar a maratona e manter o equilíbrio também faz parte da rotina. A qualidade de vida afeta a produtividade no estudo, por isso, é necessário saber distribuir o tempo entre o estudo e o lazer.
No fim de semana, aproveitar para revisar os conteúdos no sábado e descansar no domingo é uma boa ideia. Porém, se a pessoa trabalhar no sábado, ela deve estudar um turno no domingo, pelo menos, e descansar no outro. Por exemplo, estudar pela manhã e relaxar à tarde.
A revisão também é fundamental para manter o conteúdo na memória. A primeira fase do vestibular, por exemplo, pode ser revisada três a quatro semanas antes e a segunda fase, deve ser feita assim que o estudante souber do resultado da primeira etapa.
O simulado é essencial para medir conhecimento e produtividade, além de conhecer os pontos fracos e fortes, ou seja, treinar a real situação da prova. Por isso, é imprescindível resolver os exercícios anteriores. Isso deve ser feito, também, para quem estuda em casa e não frequenta aulas em cursinho.
Uma boa dica é procurar uma biblioteca ou mesmo estudar no cursinho. Em casa há muitos fatores que atrapalham e podem dispersar.
Muito importante também é a redação. O estudante deve treinar muito. Escrever bem e com argumentos coesos é imprescindível para o sucesso na prova. Exercite a escrita, em média, uma vez por semana. E não deixe de se atualizar sobre o que acontece no mundo. Leia bastante para enriquecer seu vocabulário e conhecimento, desta forma bons argumentos poderão ser realizados na redação. Quanto mais leitura, mais facilidade em escrever sobre o assunto.
Estudar não é fácil. É uma tarefa solitária, pois ninguém pode aprender por você, logo, dedicação organização e disciplina são essenciais para o sucesso!