O judô é bom ou não é?

Início » Dicas » O judô é bom ou não é?

O judô é um aliado para o desenvolvimento infantil, estando ligado a aspectos educacionais e de formação do indivíduo. Geralmente, a arte marcial pode ser iniciada na faixa etária entre 2 a 7 anos, fase chamada de pré-operatório ou fase intuitiva. Neste período, as crianças usam a estratégia do judô para organizar e tentar entender o mundo ao seu redor. Assim, durante a prática do esporte, é normal que elas tentem compreender como ele funciona. Desta forma, as crianças acabam perdendo o egocentrismo, e as lutas, assim como, as trocas de faixas fazem com que elas aumentem a sua posição dentro da arte marcial e percebam que devem ser exemplo para outras pessoas menos graduadas.  Autocontrole e respeito pelo outro são desenvolvidos, então, de maneira intuitiva e natural.

Além disso, durante o treino, as crianças aprendem a superar os seus próprios limites, a desenvolver o controle muscular, o raciocínio, a ter equilíbrio mental, autoconfiança, respeito aos colegas, aperfeiçoamento do reflexo, além de desenvolver habilidades e capacidades específicas,  além de preparar as crianças para  convivência harmônica no local em que vivem, estímulo à competição sadia, entre outros benefícios.

A prática do esporte não se limita apenas à atividade física: durante as aulas, as crianças aprendem sobre a filosofia de vida de Jigoro Kano, que foi fundador do judô, que é baseada nos movimentos suaves, na eficiência e no bem-estar do indivíduo. Não é à toa, por exemplo, que muitas escolas estão incluindo a arte marcial na sua grade curricular, pois ela ajuda e estimula a criança a ter concentração, persistência, senso de responsabilidade, respeito, saúde e autoestima.

O Colégio Bastos Maia acredita que praticando judô as crianças, que estão conhecendo e explorando o mundo, precisam de situações novas e desafiadoras, para que possam se sentir estimuladas a conhecer coisas diferentes e a perderem as inibições. O judô é uma arte marcial que deve ser vista não apenas como uma “luta”, mas, principalmente, como uma modalidade que visa fortalecer a relação de amizade, formação de caráter e ajudar a criança a desenvolver valores importantes para a fase adulta, possibilitando que chegue à adolescência com os princípios morais já formados. O judô cria um ambiente que auxilia na tomada de decisão, o espírito em grupo e o companheirismo, desde as primeiras fases da vida infantil.

Últimas postagens

Categorias

Cadastre-se em nossa Newsletter

Gostou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Email
Print
Seja bem vindo!