Na última semana um assunto tem tomado conta das redes sociais e dos sites em geral: a abertura das inscrições para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que é aplicado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Em 1998, quando a prova foi instituída, o intuito era apenas avaliar o aprendizado adquirido ao longo da educação básica, porém em 2009 o exame passou a ser utilizado como forma de ingresso em cursos de graduação e, também, várias outras funções adicionadas ao teste.
O Enem tem sido um instrumento para alcançar quatro importantes passos na carreira:
- Ingresso na universidade pública: com a criação do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) a nota do Enem passou a ser instrumento para ingressar em diversas instituições públicas de ensino superior, incluindo institutos e universidades federais espalhadas pelo país.
- Ingresso na universidade privada: utilizando a nota obtida no Enem, por meio do ProUni (Programa Universidade para Todos), é possível obter bolsas de estudos parciais ou integrais de graduação em faculdades e universidades particulares em todo o Brasil.
- Obter certificação do ensino médio: as pessoas maiores de 18 anos que não concluíram o ensino médio têm a possibilidade de utilizar a nota do Enem para conseguir o certificado de conclusão. Para isso é preciso que o candidato atinja pelo menos 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do exame e 500 pontos na redação.
- Ingresso no Programa Ciência sem Fronteiras: alunos de cursos de graduação e pós-graduação podem fazer intercâmbio em universidades renomadas internacionalmente, localizadas em diversos países, através do Programa Ciência sem Fronteiras. Para usufruir da oportunidade um dos requisitos é ter realizado o Enem.
As provas serão realizadas nos dias 05 e 06 de novembro e é possível se inscrever até o dia 20 de maio (sexta-feira), através do portal do Inep: enem.inep.gov.br/participante/. Este é o único local oficial para realizar a inscrição.
Após entrar no site é preciso clicar em ”Inscrição 2016”, então uma nova página será aberta, onde é necessário informar CPF e data de nascimento e, posteriormente, outras informações pessoais.