A relação entre família e escola é desejável, necessária e indispensável. A primeira instituição social na qual o indivíduo participa é a família. É nela que se inicia o processo de socialização e, deste modo, caracteriza-se pela primeira agência educacional do homem. A família também é responsável pelo modo como o sujeito se relaciona com o mundo, partindo de sua localização na estrutura social.
Existem diversos conceitos de família, e muitas maneiras de compreender sua estrutura, do modelo tradicional à concepção contemporânea. Com o tempo, admitiu-se a inclusão de modelos familiares diferentes, não restringindo-se apenas ao tradicional ou nuclear. Nos dias atuais, verificamos a existência de uma diversidade de modelos familiares.
Podemos afirmar que a escola constitui-se um espaço vivo, onde diversas opiniões e valores convivem num espaço comum. A escola é uma instituição que tem como principal função a socialização do saber sistematizado e do conhecimento elaborado.
A instituição escolar assume intransferível relação com a formação do cidadão e com fortalecimento de valores, tais como solidariedade e compromisso com mudanças e transformações. Desta forma, um dos desafios da escola é desenvolver possibilidades didático-metodológicas que abarquem as necessidades de todos os alunos(as), levando em conta a participação ativa da família.
Família e Escola: a importância desta relação
É incontestável a importância da relação entre família e escola. Ambas são instituições que possuem distintas funções sociais, mas que se inter-relacionam, especialmente no sentido de influenciar e promover a aprendizagem das crianças, jovens e adultos. São instituições que se responsabilizam mutuamente pelo processo educativo do ser humano.
A família tem como função o estabelecimento de laços afetivos e é um espaço de acolhimento, no qual se constroem relações abastecidas e viabilizadas pelo vínculo positivo. A escola socializa o saber e o conhecimento sistematizado historicamente.
A relação de proximidade entre a família e a escola traz diversos benefícios, entre eles:
-
União e articulação entre os objetivos da comunidade escolar e família, com foco no protagonismo do aluno;
-
Promove de modo ativo o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem;
-
Pais, alunos e professores desenvolvem maior segurança, senso de cooperação e de pertencimento ao espaço da escola;
-
Melhora no clima educacional, mais prazer e satisfação no desenvolvimento de atividades que envolvem a comunidade escolar;
-
Desempenho mais satisfatório das competências escolares dos alunos(as);
-
Compreensão da trajetória de aprendizagem que envolve os alunos, pais e professores e estabelecimento de mecanismos de flexibilização curricular, pedagógica e didática.
-
Formação humanizada e colaborativa, estimulando a transformação da realidade social local.
Colégio Bastos Maia
No dia a dia, o Colégio Bastos Maia direciona o foco para as competências humanas e técnicas na formação de pessoas focadas num mundo melhor! Respeito e ética estão entre seus principais valores, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental II. O Colégio preconiza os direitos do desenvolvimento e da aprendizagem, como aspectos centrais na formação escolar.
Clique aqui e saiba mais.