Quando chega a hora de escrever uma redação a maioria dos alunos trava, entra em desespero, tem vontade de desistir. Pode ser difícil escrever um bom texto, especialmente na hora da pressão, que é o caso de vestibulares, Enem e outros concursos, mas não é impossível. Para garantir que você se sairá bem quando precisar escrever uma redação aqui vão algumas dicas:
- Seja um bom leitor
A escrita nasce da prática, então é importante ler muito para escrever bem. A leitura precisa virar hábito, pois é através da leitura que aprendemos a maior parte do que sabemos de vocabulário e estruturas. As aulas de português da escola ajudam bastante, mas não são o suficiente. Quem lê muito, argumenta melhor, pois seu vocabulário é amplo e consegue discutir sobre vários assuntos.
- Evite linguagem muito complicada
Algumas pessoas adoram enfeitar os textos com palavras rebuscadas, achando que estão agradando quando é bem o contrário: o texto fica feio e, muitas vezes, a palavra acaba sendo empregada de forma errada, atrapalhando a compreensão. O ideal é usar palavras comuns e seguir a norma padrão da língua portuguesa.
- Treine e peça feedback
Escrever é como ir à academia, se não treinar todos os dias, não haverá bom desempenho. Tente praticar a redação todos os dias e sempre que possível peça opinião de um professor, colega ou parente. Ter alguém que corrija sua redação é a melhor opção, caso isso seja impossível deixe o texto de lado por algumas horas e depois releia como se fosse outro leitor.
- Respeite as regras
Em vestibulares e concursos costuma-se estabelecer um número de linhas, palavras ou formato de texto. Preste também bastante atenção na proposta para não fugir do tema proposto. Isso também vale para título, tipo de parágrafo e outras características do texto.
- Sem linguagem informal
Na hora da prova a linguagem cotidiana deve ser esquecida. Esqueça-se dos jargões, gírias ou palavrões no texto. Tome cuidado também com o uso de abreviações comuns na comunicação pela internet, eles são proibidos em redações.
Os professores do Colégio Bastos Maia acreditam que para escrever bem é necessário bastante atenção ao que foi proposto. Escreva de modo que seu texto seja atrativo. Fique atento à pontuação, utilize siglas quando necessário e de maneira certa, cuide da ortografia.
Lembre-se que a sua redação será lida por outra pessoa, sendo assim, escreva de forma clara e objetiva, com coesão e coerência, a fim de que haja interpretação correta do seu texto.