Uma das maiores vilãs na vida de muitos alunos é fundamental no cotidiano, sem a matemática o mundo não funciona. Usamos a matemática em casa, na escola, no banco, nas lojas e até nas brincadeiras, embora muitas vezes, isso nem seja percebido. Tudo gira em torno dos números, desde uma receita de bolo até o pagamento de impostos.
O objetivo principal da disciplina é desenvolver o raciocínio lógico – das resoluções de contas mais simples às mais complexas. A disciplina é responsável por ensinar a somar, diminuir, multiplicar e dividir – quatro operações básicas que influenciam muito no dia a dia.
Embora muitos pensem que ela seja de uso exclusivo dos matemáticos e engenheiros, a matemática faz parte da vida de muitos profissionais. Médicos fazem contas de medicamentos a serem prescritos, advogados precisam da matemática para calcular os valores que constam em suas causas, professores calculam as notas dos seus alunos, ou seja, ela é imprescindível na vida de todos.
A matemática exige treino
A realização frequente e regular de exercícios diversos facilita o entendimento da disciplina e faz com que o aluno realmente aprenda a matéria. Veja nossas dicas:
Ler é fundamental
Muitas vezes o enunciado da questão ajuda muito na resolução do exercício. A principal dica aqui é a interpretação correta. Só comece a resolver um problema depois de realmente entender o que está sendo solicitado no enunciado, caso contrário a resolução ficará comprometida.
Comece sempre pelos exercícios mais fáceis
A matemática é uma sequência, sendo assim, não adianta tentar resolver exercícios que ainda não tenha habilidade. Comece sempre pelos mais simples para que aprenda realmente o conteúdo, normalmente eles são a base de resolução para os mais complexos.
Não tenha pressa
O primeiro ponto para resolver os exercícios de maneira eficaz é a calma. Tenha atenção a cada item que será resolvido e paciência na hora da execução, dessa forma, prefira conferir sempre os números e contas a serem feitas para resolver o exercício. Faça um por um e avance quando achar necessário.
Não queira pular etapas
Cada exercício tem uma ordem para ser resolvido, então, siga a disposição e as fórmulas apresentadas e não tente fazer pelo modo mais rápido, nem pule etapas, pois uma parte do exercício feita de maneira incorreta pode comprometer o todo.
Confira os resultados
Sempre que terminar um exercício confira se as respostas obtidas realmente estão corretas. Uma das melhores maneiras de fazer isso é substituir o resultado pelas lacunas no exercício. Se conferir, pode passar para a próxima questão!
Saiba mais sobre outros assuntos no site do Colégio Bastos Maia. Entre e confira!