A vida humana segue um caminho muito interessante. Primeiramente, você nasce. Posteriormente, você cresce, desenvolve-se e, devido às leis da natureza, falece. Um simples ato está muito relacionado ao fato de o ser humano se desenvolver e é conhecido desde os primórdios da humanidade: o desenho. Atualmente, inúmeros estudos dão conta de que o desenho não é apenas um passatempo com qual os pais tentam entreter as crianças a fim de que elas deem um pouco de descanso aos adultos em seus momentos de maior agitação.
Segundo estudos científicos, os desenhos impulsionam o sistema cognitivo e expressivo da criança, auxiliando em seu desenvolvimento intelectual. Todo pai, ao pegar um desenho de quando o seu pequenino possuía poucos anos de vida, e ao compará-lo com um desenho de quando a mesma criança já está um pouco mais crescida, perceberá que aquele emaranhado de traços e rabiscos já estão agrupados e dão um ar de maior complexidade a um cenário praticamente montado. Tal constatação se deve ao fato de que, com o passar dos anos, a criança desenvolve maior capacidade cognitiva que, consequentemente, é auxiliada pela ação de desenhar. De maneira geral, o desenho auxilia a criança a representar o mundo em que vive de forma gráfica. Assim, através de um desenho, as crianças podem expressar suas vivências, suas alegrias, suas angústias, o seu dia a dia e até sua raiva. Sendo assim, o desenho possui papel fundamental no desenvolvimento infantil.
No mundo contemporâneo, existem duas vertentes no que se refere à produção de desenhos pelas crianças relacionadas com sua experiência e com a sua cultura. Uma afirma que a cultura influencia na produção de desenhos e outra afirma que os desenhos advêm apenas da criatividade da criança. Diante do que foi exposto, conclui-se que o desenho possui papel fundamental no desenvolvimento da criança, principalmente no que diz respeito aos aspectos cognitivo e expressivo.
Os pais e professores certamente podem incentivar as crianças a desenvolver ilustrações para que possam ter um melhor aprendizado e aproveitamento escolar, haja vista que esse ato auxilia diretamente na forma como as crianças percebem o mundo ao seu redor.