A língua inglesa é muito importante ao longo da formação acadêmica e, posteriormente, na formação profissional. O ensino do idioma começa de maneira básica na educação infantil e vai sendo expandido no ensino fundamental e ensino médio. Depois, cursos são importantes para aprimoramento na faculdade e no mercado de trabalho.
Esse ciclo já é conhecido e seguido por muitas pessoas. Porém, o que é desconhecido muitas vezes até por pessoas que falam inglês fluentemente são curiosidades interessantes sobre a língua.
Com 26 letras e 44 fonemas, o idioma possui pelo menos quatro palavras que podem ser escritas apenas com a primeira fileira de teclas do teclado QWERTY: são typewriter, repertoire, proprietor e perpetuity. Significam, respectivamente, as palavras em português: máquina de escrever, repertório, proprietário e perpetuidade.
A letra mais usada do alfabeto estadunidense é a E. Quase todas do vocabulário possuem a vogal.
As palavras purple, orange, month e silver – roxo, laranja, mês e prata – não possuem rima com nenhuma outra do idioma.
Pronunciation, pronúncia em português, é a palavra por menos vezes usada da língua, seja na pronúncia ou na escrita.
Almost, que significa quase, tem todas as suas letras ordenadas conforme posição no alfabeto.
O único idioma permitido para comunicação no espaço aéreo, em qualquer parte do mundo, é o inglês. Por conta disso todos os aeronautas são obrigados a saber a língua.
Rhythm, significado para ritmo em português, é a maior palavra inglesa que não contém nenhuma vogal.
I am é a menor frase do idioma.
A doença pulmonar causada pela fuligem oriunda de vulcões, Pneumonoultramicroscopicsilicovolcanoconiosis (quase impossível de ser lida), apresenta-se como a maior do dicionário inglês.
O dicionário inglês tem uma nova palavra adicionada a cada duas horas. A média fica em 4.000 a mais anualmente. Isso acontece hoje em dia devido também a novos termos profissionais e advindos da tecnologia que surgem constantemente.
A língua inglesa, com seus muitos sotaques é bastante rica em termos e palavras. Muitas vezes nem quem convive com a língua sabe todas as suas características.
O Colégio Bastos Maia valoriza o ensino do Inglês, iniciando com os pequenos, ensinando a falar, entender e gostar da língua.