Geralmente, passar um tempo fora de casa para pegar um pouco de sol é uma ótima maneira de se manter ativo e reduzir o estresse. Além disso, o Sol é uma excelente fonte de vitamina D, por isso, é tão importante para crianças e adolescentes.
No entanto, apesar de todos os benefícios, é preciso ter alguns cuidados, pois se não houver proteção, a diversão ao ar livre pode aumentar o risco de câncer de pele. Vale lembrar que a maioria dos registros dessa doença se deve à exposição excessiva à luz ultravioleta (UV), que pode danificar as células epiteliais.
A seguir, separamos algumas orientações sobre quais cuidados ter para evitar problemas com a exposição solar. Acompanhe:
Queimaduras
A melhor saída para proteger a pele de queimaduras é usar o protetor solar e roupas que ajudam a cobrir o corpo. Aliás, essa é uma recomendação válida até mesmo para quando se está na sombra. Outra dica importante é evitar passar muito tempo na água da piscina ou do mar, especialmente porque ficar muito tempo na água pode remover o filtro solar, deixando a pele mais vulnerável a queimaduras. Também é preciso ter atenção para reaplicar o protetor conforme as recomendações de uso.
Desidratação
A desidratação surge em decorrência da falta de água no organismo. Sendo assim, a melhor solução para curtir o dia ensolarado, sem sofrer com esse problema é ingerir muito líquido. Todavia, há outras medidas que podem ser adotadas como prevenção:
- evitar praticar esportes e atividades mais intensas nos dias mais quentes;
- usar roupas leves e soltas, óculos com proteção contra raios UVB e UVA e protetor solar igual ou superior a 30;
- preferir ficar em ambientes mais frescos e na sombra nos períodos de maior calor;
- crianças e adultos devem evitar o sol entre as 10h e as 16h, pois nesse período está mais quente.
Proteção solar
Ao contrário do que muitas pessoas podem pensar, o uso de protetores solares é importante para qualquer situação de exposição ao Sol. É importante ressaltar que o protetor solar deve ser escolhido de acordo com o tipo de pele.
Também não se deve economizar na hora de passar o protetor, especialmente nas crianças, que precisam de um cuidado adicional visto que elas têm a pele mais sensível e mais fina que os adultos. Além disso, as células da pele dos pequeninos ainda não possuem a capacidade de reparação necessária para lidar com queimaduras solares intensas.
Cuidados com os mitos
Quando se trata de proteger a pele contra os raios é preciso ter muito cuidado com ideias incorretas e mitos.
Alguns pontos para ter atenção são:
- o protetor solar deve ser reaplicado a cada 2 horas;
- ficar muito tempo na água não protege contra o risco de queimaduras solares;
- mesmo quando a pele está bronzeada ainda é necessário usar proteção;
- crianças abaixo dos 15 anos não devem se bronzear;
- pessoas de pele escura, apesar de aparentarem ter mais resistência na pele, também precisam usar protetor para proteger a pele.
Colégio Bastos Maia
O Colégio Bastos Maia é referência no ensino de qualidade. Além de possuir uma grade curricular focada no desenvolvimento de competências técnicas e humanas, os nossos alunos ainda têm acesso a diversas atividades complementares, tais como, artes, música, inglês, dança e esportes.
As matrículas para 2022 já estão abertas. Saiba mais aqui.