A dificuldade em escrever bons textos por não possuir um vocabulário rico o suficiente ou por desconhecer as estruturas formais da língua portuguesa faz com que muitos alunos desenvolvam o pavor das redações. Porém, ela é de extrema importância e precisa ser compreendida e aprendida.
Uma redação só é bem escrita se quem a escreve souber interpretar o que foi solicitado, além disso, para escrever bem é preciso ler e saber empregar as palavras corretas. Muitos estudantes constroem a redação do mesmo jeito que falam, inserindo gírias, termos estrangeiros ou até mesmo palavras rebuscadas deixando o texto incoerente e sem coesão.
Para uma redação de qualidade, alguns passos devem ser seguidos. O primeiro é ler com muita atenção e cuidado a proposta oferecida, pois nela encontrará as instruções sobre o assunto e o que o texto deve conter; grifar os pontos chaves da proposta para ter certeza que não esquecerá qualquer um deles pode ser bem importante. Fugir do tema desejado pode tirar pontos ou até anular a redação, como é o caso do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).
Depois é interessante que o escritor faça um plano ou rascunho com todas suas ideias. Listar todas as ideias possíveis para incluir na redação, pode ser uma saída para a transformação dos itens em um texto. Quando não se tem muito tempo uma simples lista dos argumentos a serem usados é o suficiente.
Com todas as ideias em ordem comece a estruturar o texto. Faça primeiro um rascunho, claro que se o tempo deixar, e depois reescreva prestando atenção aos erros de gramática e concordância que também contam pontos na correção de testes como ENEM e vestibulares.
O último ingrediente é o título. Releia o texto e pense em algo bem criativo e sucinto que instigue a curiosidade do possível leitor e também de uma primeira introdução ao assunto de seu texto.
É importante lembrar que, a pessoa que irá realizar a leitura da redação precisa entender o que foi escrito. O texto é escrito por você, porém, não para você. Desta forma, é necessário organizar as ideias de modo a interagir com o leitor, a fim de facilitar a compreensão do texto.