Os professores geralmente repassam aos alunos dicas sobre como estudar, mas isso pode demorar para se refletir no desenvolvimento de bons hábitos de estudo. Para reforçar esses ensinamentos em casa a regra básica é: não faça os trabalhos escolares do seu filho por ele, pois essa atitude embora inicialmente pareça ser a solução, não vai ajudá-lo a entender o conteúdo, saber usar futuramente as informações adquiridas e deixá-lo confiante sobre as próprias capacidades. Abaixo elencamos algumas maneiras que são praticamente unânimes entre os especialistas, a respeito de como fornecer orientação sem assumir a lição de casa da criança:
1) Ajude a criança a organizar o tempo: por exemplo, se ela tiver um trabalho de ciências para realizar, que deverá ser entregue em três semanas, discuta todos os passos que ela precisa tomar para completar a tempo, incluindo: pesquisa, elaboração de um esboço, escrever um rascunho, fazer a revisão e finalizar o texto.
2) Ensine-a a se organizar: ajude a fazer uma programação de estudos e deveres, começando por definir um horário diário de estudos. Peça para que ela deixe exposto em um lugar visível para ambos quais são as atividades da semana. Ao colocar no papel o cronograma e as atribuições, fica mais simples manter o controle do que é preciso fazer e qual o prazo. Se a criança ainda não é alfabetizada, ilustrem em conjunto de uma forma que ela consiga entender sozinha.
3) Elimine as distrações: certifique-se de que televisão, música alta, eletrônicos ou qualquer outra coisa possa dispersar a criança durante a execução dos deveres.
4) Seja um motivador e monitor: pergunte sobre o que a criança está aprendendo, quais são os deveres e provas que ela tem previstos. Dê incentivo, olhe diariamente a lição de casa depois de concluída e esteja sempre disponível para dúvidas e preocupações.
5) Dê um bom exemplo: mostre aos seus filhos que você é equilibrado com questões como o orçamento doméstico, e é alguém que costuma ler livros. As crianças são mais propensas a seguir o exemplo dos pais do que os seus conselhos.
6) Elogie o trabalho e o esforço: exponha algum trabalho em um lugar comum da casa e mencione realizações escolares da criança para os familiares.
Por fim, se você perceber que a criança possui problemas contínuos para resolver a lição de casa, peça ajuda, fale sobre isso com o professor do seu filho. A participação dos pais é essencial na construção de uma vida escolar tranquila, com uma aprendizagem sólida e eficaz.