As atividades extracurriculares ajudam no aprendizado?

Início » Dicas » As atividades extracurriculares ajudam no aprendizado?

As atividades extracurriculares são caracterizadas como atividades além do currículo base, portanto não são obrigatórias e normalmente são realizadas fora da sala de aula.

Estas atividades têm o objetivo de fornecer o desenvolvimento completo para crianças e adolescentes. Além do estímulo a funções intelectuais e ao aprendizado das matérias básicas, é importante que os alunos saiam da escola capazes de se inserirem na sociedade contemporânea, enfrentando os desafios apresentados por ela. Por isso, nada mais justo que possibilitar habilidades essenciais ao mercado de trabalho e às relações interpessoais o quanto antes.

Com esse objetivo, as atividades extraclasse são realizadas por meio da prática de esportes, oficinas, dança, música, teatro, aula de idiomas, reforço de matérias específicas, trabalhos voluntários e atividades físicas, no geral, proporcionando vivências individuais e coletivas enriquecedoras.

Essas ações melhoram a cognição dos alunos, a partir do momento que criam novas conexões neurais, estimulando áreas do cérebro pouco exploradas nos sistemas de ensino convencionais, e revelam talentos muitas vezes despercebidos por pais e professores.

Outro fator significativo é o aumento da autoestima dos alunos – que precisam diariamente lidar com frustrações e com a cobrança de atingirem boas notas; muitos se sentem desestimulados por não estarem acima da média esperada, ou por não possuírem afinidade com matéria "x" ou "y", e quando conseguem êxito em outras tarefas, retomam sua confiança e melhoram sua dedicação e performance em tais dificuldades.

As atividades em grupo também favorecem a convivência e exploram o desafio às diferenças, da mesma forma que um ambiente de trabalho pode fazer no futuro. Assim há um ganho psicossomático muito grande, atingindo de forma geral o currículo estudantil.

Os ganhos na qualidade de vida também refletem-se no corpo, já que a maioria dessas atividades permite que os alunos se movimentem, combatendo o sedentarismo – que é comum na geração Z. Muitos esportes são incluídos conduzindo à melhora do condicionamento físico e desenvolvimento motor, junto com o aprimoramento de características como liderança, senso de comunidade, competitividade, e do enfrentamento a situações de perda e vitória.

Além dos benefícios nos âmbitos físico e mental, as atividades extracurriculares são diferenciais para a admissão em algumas universidades Americanas, por exemplo, o que torna os alunos que as realizam mais aptos para o ingresso e comprova a importância de tais atividades.

Pensando em todos esses aspectos, o Colégio Bastos Maia oferece a seus alunos a oportunidade de realizarem diversas atividades extraclasse, junto com a educação de excelência já conhecida. Atividades como Capoeira, Supercérebro e Treinamento Funcional já são realidade para a Educação Infantil. O Colégio conta com uma gama de profissionais especializados que auxiliam as crianças na prática das atividades escolhidas.

Clique aqui e saiba mais.

Últimas postagens

Categorias

Cadastre-se em nossa Newsletter

Gostou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Email
Print
Seja bem vindo!