Adolescência: como entender essa mudança e amenizar os conflitos

Início » Adolescentes » Adolescência: como entender essa mudança e amenizar os conflitos

A adolescência é uma fase delicada… Assim como a infância, trata-se de um momento de transição, com o bônus dos hormônios em descontrole e mais uma série de novidades e outros acontecimentos.

É aquele período do “não sou mais criança”, mas ainda está se preparando para ser adulto. Essa transição inicia perto dos 10 anos e vai até os 19 anos, aproximadamente. E é preciso muita paciência para tanta mudança… E como lidar com adolescentes nessa época tão difícil? É possível passar por ela sem que aconteçam grandes traumas? E os conflitos?

Confira algumas dicas:

Esteja sempre aberto(a) ao diálogo

O diálogo é a base fundamental de qualquer convivência, mas principalmente quando falamos sobre como entender as mudanças causadas pela adolescência e, assim, evitar conflitos. Mas não se engane, dificilmente o adolescente estará disposto a conversar. Em grande parte dos casos, é comum que ele se isole, justamente por achar que ninguém o entende.

Por isso, é indispensável ter paciência durante as tentativas de aproximação e diálogo. Mesmo que de início o adolescente não demonstre nenhum interesse em ser ouvido, continue mostrando que você está ali, caso ele mude de ideia. Saber que ele pode dividir seus pensamentos com alguém de confiança é fundamental.

Respeite o espaço do adolescente

A transição da infância para a adolescência torna-se ainda mais complicada justamente pela necessidade que a criança encontra de ter o seu próprio espaço, deixando de ser dependente dos pais e passando a querer seus próprios momentos consigo mesmo. Para entender as mudanças causadas pela adolescência e, assim, evitar possíveis conflitos, procure respeitar esse espaço.

O quarto passa a ser como um santuário para o adolescente, o que é bastante normal. Passar horas a fio no seu próprio mundo é uma maneira que encontram de lidar com as próprias emoções (que estão afloradas muito mais do que o normal). Por isso, respeite ao máximo o tempo que ele precisa para lidar com suas crises de choro, raiva, mas de forma que ele saiba que também existem regras que precisam ser cumpridas.

Estabeleça regras claras

Em qualquer fase da vida, a disciplina precisa ser mantida para os mais inúmeros objetivos, e na adolescência não é diferente. Apesar de ser uma fase difícil, o adolescente precisa compreender que existem limites, acordos, direitos e deveres – os quais devem ser muito claros e, acima de tudo, respeitados.

Estabelecer um cronograma de tarefas diárias, por exemplo, ajuda a desenvolver no adolescente o senso de responsabilidade com o espaço que divide com os demais moradores da casa.

Escola e família

O Colégio Bastos Maia sabe que a transição da infância para a adolescência é um período bastante delicado, mas que pode ser superado com muito profissionalismo, paciência e amor.

Para isso, nossa proposta pedagógica baseia-se em referenciais contemporâneos de educação, que buscam ao mesmo tempo trazer conteúdos básicos, mas sem deixar de levar em consideração a formação do aluno como um cidadão com emoções e controle delas.

Muito mais do que apenas estimular o ensino, nossos professores são agentes mediadores de debates ricos que conduzem nossas crianças e adolescentes ao aprendizado.

Clique aqui e saiba mais.

Últimas postagens

Categorias

Cadastre-se em nossa Newsletter

Gostou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Email
Print
Seja bem vindo!