A História trata-se de uma ciência humana que tem sua investigação voltada para os eventos do passado e do presente, analisando as relações humanas de acordo com o espaço e o tempo. Como disciplina escolar, a História surgiu na França, no século XIX. No entanto, ela tem existido como um fenômeno desde os primórdios da humanidade. Ao longo dos tempos, ela tem tomado as mais diversas formas: pode começar com tradições orais, que são passadas de geração em geração, até chegar em um formato de investigação realizada por métodos científicos.
Quando estudada pela população que sofreu influência cultural dos povos europeus, a História é dividida entre “Pré-História” e “História”. O marco dessa divisão é a invenção da escrita. Partindo desse ponto, conclui-se que a História só existe a partir do momento em que a escrita passou a existir. No entanto, essa é uma visão eurocêntrica da História, uma vez que existem diversos povos que não desenvolveram a escrita propriamente dita, mas possuem história em sua forma oral.
Mas para quê serve a História, além de estudar as ações da humaninade ao longo dos tempos? Algumas pessoas já podem ter ouvido que estudamos a História para evitar que ela se repita no futuro. Mas, para além de uma missão alertadora, a História leva em conta diferentes cenários e tempos, com seres de diferentes mentalidades vivenciando os espaços. Levando em conta essa gama de diversidades sociais, espaciais, psicológicas, etc, tem-se uma análise complexa das sociedades e da forma como elas transformam o meio em que estão inseridas. O estudo da História permite a compreensão das diferentes relações sociais e econômicas nos mais diversos povos. Também permite um maior entedimento das estruturas sócioeconômicas que condicionam o mundo atual, o que aumenta a gama de conhecimentos do indivíduo sobre a conjuntura em que ele está inserido. Além disso, o estudo da História pode ser aplicado de forma prática: uma maior compreensão da sociedade e das diferentes culturas dentro dela dão um suporte para que as pessoas ajam com menos ignorância e intolerância perante ao que elas não conhecem.
Outro grande exemplo da importância do estudo da História tem se tornado cada vez mais evidente no Brasil atual: o conhecimento político. As discussões políticas têm tomado um bom espaço, principalmente devido aos últimos acontecimentos, e um bom conhecimento da História traz informações necessárias para a compreensão deles. Um bom conhecimento irá contribuir para a formação de um senso crítico e para um debate prudente e bem argumentado.
Portanto, a História é uma ciência de importância excepcional para aqueles que pretendem obter um conhecimento mais abrangente do mundo em que vivem e das sociedades em que estão inseridos, lembrando sempre que quem faz a história no presente é o próprio sujeito dentro dela, podendo modificá-la sempre.