A importância das artes no desenvolvimento infantil

Início » Filhos » A importância das artes no desenvolvimento infantil

O ensino de Artes deve ser valorizado. A equipe pedagógica do Colégio Bastos Maia acredita que as crianças podem aprender por meio das artes a desenvolver senso crítico, estético ou criativo, segundo especialistas. Assim, quanto mais cedo a criança começar a ter contato com o meio artístico, melhor será para o seu crescimento e desenvolvimento.

O contato com as artes estimula outros campos cognitivos e ajuda a desenvolver habilidades de atenção, estratégia e memorização. Uma das formas de artes infantis é a escrita e a criança que tem o hábito de desenhar bastante, pode evitar dificuldades com a caligrafia.

Por isso, é fundamental que os pais deixem a criança brincar de escrever, usar lápis ou caneta, fazer desenhos livres ou outras atividades como ligar os pontos, preencher quadrinhos ou colorir desenhos. Além de tarefas simples, essas brincadeiras estimulam o aprendizado e auxilia no desenvolvimento do cérebro infantil.

Além disso, brincadeiras com massinha de modelar, argila ou criar esculturas usando sucata ajuda no desenvolvimento de noção e profundidade. Desta forma, as crianças também podem brincar com objetos que sejam relacionados a formas geométricas como a caixa de sapato ou até montar castelinhos usando blocos.

No dia a dia, há várias oportunidades para apresentar às crianças o mundo da arte e desenvolver diversos tipos de atividades de acordo com a faixa etária.  Telas, canetas, tinta, pincéis, massinha, papéis e outros itens são os mais importantes estimuladores da imaginação infantil. É por meio da arte que a criança expressa seus sentimentos e sonhos.

A arte também pode ajudar a desenvolver a cognição dos bebês. Assim, é importante que a criança tenha contato com o meio artístico desde cedo, pois atitudes simples estimulam a percepção dos pequenos como, por exemplo, teatro de fantoches, ouvir uma história, ir ao cinema ou assistir uma apresentação musical, entre outros passeios.

A equipe pedagógica do Colégio Bastos Maia acredita que fazer arte é um modo de expressão, uma forma de linguagem que deve ser incentivada. É um exercício de imaginação motivado pelos professores que contribui muito para o desenvolvimento infantil, bem como para a construção do conhecimento.

Últimas postagens

Categorias

Cadastre-se em nossa Newsletter

Gostou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Email
Print
Seja bem vindo!