Há algum tempo especialistas e pais cautelosos temiam que crianças muito pequenas sofressem confusão de linguagem quando expostas a mais de um idioma. Com isso, não é raro que os pais procurem a educação bilíngue ou multilíngue após o efetivo crescimento de seus filhos. Tal fato ainda é motivo de dúvidas por parte dos genitores, em vista da propagação de verdadeiros mitos que envolvem o tema.
Aprendizado natural
Pesquisas demonstram que o bilinguismo é vantajoso ao desenvolvimento das crianças. Cientificamente, existem dois tipos de processos a serem considerados quando se trata de linguagem. O primeiro é a aquisição, que leva em conta o ambiente em que a pessoa vive, ou seja, trata-se de aprendizado natural, desde a infância. O segundo, por sua vez, é o denominado aprendizado, que nada mais é do que um processo de conhecimento formalizado e dependerá de diversos outros fatores (metodologia de ensino, material pedagógico, qualidade do ensino, relação com o professor e colegas e, claro, da dedicação) para melhor assimilação do idioma, podendo ser adquirido da infância até a fase adulta.
E, por que as crianças têm maior facilidade de aprender idiomas?
Cientistas britânicos a americanos publicaram estudos no The Journal of Neuroscience, ressaltando que influências exteriores são mais impactantes antes dos quatro anos de idade, ocasião em que há o desenvolvimento das ligações entre os neurônios (mielina) para o processamento de novas palavras. Segundo a pesquisa, há um momento crítico na infância, similar a uma “janela aberta ao conhecimento”, período onde o desenvolvimento cognitivo pode ser maior. Embora biologicamente falando as crianças tenham maior facilidade, nada impede que todas as pessoas aprendam línguas em qualquer idade ou momento de suas vidas. A proficiência sempre dependerá de outros fatores como exposição ao idioma e ambiente favorável ao estudo.
Outras pesquisas também concluíram por vantagens das crianças bilíngues ou multilíngues em habilidades metalinguísticas e quanto à concentração para execução de multitarefas.
Educação de qualidade
Considerando os benefícios cientificamente apresentados ao ensino de línguas às crianças e por se pautar em referenciais contemporâneos e inovadores nas atividades pedagógicas, o Colégio Bastos Maia incentiva o ensino do inglês, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, como segunda língua por entendê-lo como de conhecimento primordial em um mundo globalizado.