A física e história de Isaac Newton

Início » Física » A física e história de Isaac Newton

Um dos maiores personagens da história da Ciência é, sem dúvida, Isaac Newton. Seu enorme sucesso provém de grandes descobertas e formulações inovadoras nas áreas da Física e Matemática. Além disso, era bastante interessado por Filosofia, Astronomia, Alquimia, Teologia, Astrologia e outros assuntos. Segundo Newton e vários outros cientistas de sua época, o estudo de tais ciências faria com que a compreensão e estudos dos fenômenos naturais se tornassem uma realidade.

Principais trabalhos na área da Física

Uma das maiores descobertas de Newton foi a Lei da Gravitação Universal. Segundo a história oficial, ele estava debaixo de uma macieira, quando uma maçã caiu sobre sua cabeça e isso o fez fazer questionamentos sobre o que causou a queda da fruta. Então, após estudos e muitas teorias, Newton concluiu que a força que havia puxado a maçã em direção ao chão seria a mesma que não deixava a Lua sair de sua órbita natural. Dessa forma, pela primeira vez na história, uma lei física foi aplicada tanto a corpos celestes quanto a objetos terrestres. Com tal teoria ele deixou de lado a ligação com a ação divina e acabou por influenciar o pensamento filosófico do século XVIII.

Outra área da Física que teve grande influência de Newton foi a óptica. Boa parte de seu tempo ele passou estudando a luz através de um prisma de vidro. Até então se acreditava que as cores seriam um mero efeito de superfície. Porém, Newton acabou descobrindo que o fenômeno era resultado da decomposição da luz quando ela passa de um meio para outro com índices de refração diferentes. Sendo assim, ele concluiu que a luz branca é composta por todas as cores.

Outra grande contribuição do cientista foi a Mecânica Newtoniana, que é uma das três formulações da mecânica clássica que tem por objetivo o estudo de fenômenos com base na dinâmica de um sistema, seja ele conservativo ou não. Foi daí que surgiram as famosas Leis de Newton para a mecânica clássica.

A três Leis de Newton

Lei da Inércia: todo corpo tem a tendência de permanecer no seu estado natural, seja em repouso ou movimento uniforme, até que uma força externa seja aplicada e isso cause uma variação de aceleração.

Princípio Fundamental da Dinâmica: a força resultante é igual ao produto da massa desse corpo pela sua aceleração. Ou seja, quanto maior o peso ou a força, maior a aceleração.

Lei da ação e reação: para toda força agindo sobre um objeto, existe uma força de reação de mesmo módulo e direção com sentido contrário.

Isaac Newton foi professor na Universidade de Cambridge, chegou a presidir a famosa Royal Society e ganhou o título de Sir. Sua morte ocorreu em 20 de março de 1726, aos 84 anos.

Saiba mais sobre outros assuntos no site do Colégio Bastos Maia.

Últimas postagens

Categorias

Cadastre-se em nossa Newsletter

Gostou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Email
Print
Seja bem vindo!