Quem foi Getúlio Vargas?

Início » História » Quem foi Getúlio Vargas?

Alguns dizem que ele foi um herói, que deu a vida pelo país e que foi injustiçado até sua morte. Já outros falam que foi um ditador duro e implacável. Independe das visões políticas, há o consenso de que Getúlio Vargas foi um personagem marcante na história do Brasil, um líder carismático que tinha uma imensa capacidade de adaptação na política, resultando em mais de 15 anos no poder.

Gaúcho, Getúlio nasceu em 19 de abril de 1882 em São Borja, no Rio Grande do Sul. Muito cedo se interessou pela carreira militar, se alistando ainda aos dezesseis anos. Porém, logo mudou de ideia e começou a estudar direito na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Iniciou sua carreira política em 1909, como deputado estadual. Em 1924 se tornou deputado federal do seu estado. Nos anos de 1926 e 1927, Vargas foi ministro da fazenda, durante o governo de Washington Luís (o último presidente da República Velha). Entre os anos de 1928 e 1930, ele foi governador do Rio Grande do Sul.

Vargas protagonizou a Revolução de 30, destituindo do poder Washington Luís e impedindo a posse de Júlio Prestes à presidência. Getúlio, com o apoio do exército deu um golpe de estado, tomando o poder e terminando com a República Velha.

Governo provisório (1930 – 1934)

Mesmo com a falta de uma constituição e governando por decretos, esse período ficou marcado pela criação do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio e o Ministério da Saúde.

Governo constitucionalista (1934 – 1937)

Através de uma assembleia, Vargas promulga uma nova constituição para o Brasil, conhecida por trazer o direito ao voto para as mulheres, além de deixá-lo secreto; tornar o ensino primário obrigatório e garantir direitos trabalhistas. Nesse período Getúlio tinha muito apoio popular e foi conhecido por suas medidas populistas. Com o pretexto de proteger o país da ameaça comunista do Plano Cohen, Getúlio acabou com a constituição, criando o Estado Novo, em 1937.

Com o fim da Guerra em 1945, a posição de Getúlio ficou insustentável e ele foi deposto por um golpe militar.

Redemocratização do país

Em 1950 Vargas é eleito presidente. Neste governo, agora legalmente, Vargas enfrentou muita oposição e polêmica. Com o episódio do atentado da Rua Toledo, em que um membro da guarda pessoal de Getúlio foi acusado de matar o major Rubens Vaz e ferir o jornalista Carlos Lacerda, o governo de Vargas ficou insustentável. Perdendo apoio pouco a pouco.

O homem que esteve no poder do país por muito tempo, foi responsável por grandes avanços sociais, principalmente na área trabalhistas, mas também foi responsável por um golpe de estado e um governo autoritário, entrou de vez para a história após escrever sua carta testamento momentos antes de disparar um tiro contra o próprio coração: “Nada receio. Serenamente dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entrar na história.”

O Colégio Bastos Maia, ciente da importância da história brasileira, relembra os 62 anos da morte de Getúlio Vargas (24 de agosto de 1954), personagem icônico em nossa história que comandou o Brasil por muito tempo, esteve no poder durante importantes mudanças sociais, deixando sua marca até os dias de hoje.

Últimas postagens

Categorias

Cadastre-se em nossa Newsletter

Gostou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Email
Print
Seja bem vindo!