Principais fatos históricos de Curitiba

Início » Curiosidades » Principais fatos históricos de Curitiba

Curitiba é conhecida nacionalmente como uma das capitais brasileiras melhor planejada, organizada e que oferece à população ótima qualidade de vida. A cidade tem em uma essência indígena e portuguesa, inclusive “Curitiba” significa “pinheiral” na língua dos índios Guarani. O nome foi escolhido devido ao predomínio do pinheiro-do-Paraná.

Influências do Rio Grande do Sul

O “nascimento” de Curitiba está datado em 29 de março de 1693, após a criação da Câmara Municipal. Naquele período a principal atividade econômica do local tinha como base a mineração. Posteriormente, os tropeiros que seguiam de Viamão (RS) rumo a Sorocaba (SP) acampavam em Curitiba, aproveitando o período do inverno para fazer negócios, com isso a cidade passou a ter importância comercial.
O ciclo tropeiro, permanente por mais de dois séculos, influenciou em diversas características do povo local presentes até hoje: os ponchos de lã, o fogo de chão, o hábito de tomar chimarrão e também o sotaque.

Ciclos econômicos

O início do século XX foi marcado pela riqueza vinda dos engenhos de erva-mate. Os proprietários, conhecidos como "barões da erva-mate", ergueram mansões na capital. Muitas delas ainda se encontram preservadas nos bairros Batel e Alto da Glória.
Posteriormente foi a vez do ciclo econômico do café, que deu origem a diversas cidades no norte do Estado do Paraná, refletindo na economia da capital. Devido às condições climáticas ruins o café passou a ser substituído pela soja.

O planejamento da cidade

Curitiba não foi tão estruturada como hoje desde seus primórdios. Na época em que a cultura mecanizada da soja levou a maior parte dos trabalhadores do campo para a cidade, surgiu a necessidade de colocar em prática medidas eficazes para evitar o caos urbano, prevendo demandas futuras, com investimento forte no planejamento urbano.

O primeiro calçadão do Brasil

A famosa Rua das Flores de Curitiba foi o primeiro calçadão construído no Brasil. Ele ficou famoso pela inovação e gerou bastante polêmica na época, em meados de 1970. A expansão dos automóveis ocorreu naquele período, então a implantação do calçadão ia contra a vontade da população. Porém, alguns anos depois a Rua das Flores se tornou cartão-postal de Curitiba e serviu de referência para outros “calçadões” estruturados no país.

Um mar de curiosidades e fatos históricos faz parte de Curitiba. De acordo com a equipe do Colégio Bastos Maia, vale muito a pena reservar um tempinho para visitar os museus e memoriais espalhados pela cidade e imergir em uma cultura tão rica.

Últimas postagens

Categorias

Cadastre-se em nossa Newsletter

Gostou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Email
Print
Seja bem vindo!