A origem da festa junina

Início » Curiosidades » A origem da festa junina

Quando chega junho as escolas ficam cheias de bandeirinhas coloridas, chapéus e enfeites característicos dessa época. São as festas juninas chegando e toda sua cor, alegria e delícias. Elas são muito tradicionais e estão presentes de várias maneiras em todo o país. Conheça mais sobre elas e entenda de onde essa festividade surgiu.

Controvérsias sobre a festa junina

Nem todo mundo concorda sobre a origem dessas festas. Algumas teorias afirmam que essa festividade começou na Europa, onde os católicos homenageavam alguns santos no mês de junho. Os santos geralmente eram São João, Santo Antônio e São Pedro. A outra versão da história conta que ela é muito mais velha. Alguns historiadores defendem que as festas juninas surgiram como comemorações pagãs (de povos não cristãos) que homenageavam a fertilidade de suas terras e as boas colheitas. Mais tarde os católicos se apropriaram da comemoração e de sua data (dia 24 de junho, data de São João) e batizaram-nas de Festas Joaninas.

Chegada ao Brasil

Se as festas juninas eram um costume europeu, como elas vieram parar no Brasil? Quando os portugueses começaram a ocupar as terras brasileiras seu grande desafio foi passar sua cultura para os índios. Isso incluía a religião e as festas tradicionais. Para a alegria deles. boa parte dos nativos brasileiros também realizavam comemorações em junho, assim sendo,  os padres jesuítas aproveitaram e fundiram essas festividades indígenas com as festas juninas.  O Nordeste foi a região que adotou esse costume com maior vitalidade, onde até hoje as comemorações seguem durante todo o mês de junho e dançar quadrilha é coisa séria.

Costumes juninos

Como o Brasil até o começo do século XX era um país basicamente agrário, a cultura que mais influenciou essas festas foi a chamada “caipira”. Graças a isso pratos típicos como pamonha, pipoca, paçoca, milho e quentão viraram costume em várias partes do Brasil. As fogueiras também são um costume da festa junina brasileira, já que junho é um dos meses mais frios do ano, e  elas eram inicialmente uma necessidade para que todo mundo conseguisse aproveitar a festa ao ar livre. Hoje elas enfeitam festas em todos os lugares. Outras características típicas estão na decoração como tecidos quadriculados e estampados, chapéus, bandeirinhas coloridas e vários outros objetos que tentam retratar a vida campestre que os brasileiros um dia levaram.

Últimas postagens

Categorias

Cadastre-se em nossa Newsletter

Gostou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Email
Print
Seja bem vindo!