A televisão prejudica as crianças?

Início » Curiosidades » A televisão prejudica as crianças?

O mundo contemporâneo deixa as crianças expostas às mais diversas tecnologias desde cedo. Uma das mais presentes na vida dos pequenos é a televisão. Como a maioria das crianças das gerações mais recentes cresceram assistindo televisão, muitas vezes durante períodos exagerados de tempo, é importante discutir quais os malefícios e benefícios que esse aparelho traz para as mentes infantis. Certamente a televisão possui riscos para as crianças, principalmente em seu conteúdo, que, muitas vezes, não é dirigido ao público infantil. Para que os pais consigam fazer com que seu filho aproveite melhor a TV, fazendo com que ela contribua para o seu crescimento e aprendizado, separamos algumas dicas:


1. Proponha outras atividades às crianças: A melhor maneira de evitar que a TV prejudique os pequenos é conseguir mantê-los longe dela. Alguns pais costumam adotar proibições ou punições para as crianças que assistem muita televisão, uma tática que não funciona muito, já que é bastante comum que os pais passem o dia inteiro trabalhando. Tente propor atividades diferentes como ler livros, pintar, desenhar e até inventar brincadeiras para distrair as crianças. Assim, elas ficam motivadas a se afastarem da telinha por mais tempo e ainda se divertem.
2. Evite proibir programas:  Caso as crianças queiram assistir algo que o pai saiba que não é recomendado para a faixa etária, é melhor que os pais assistam junto. Assim os pais poderão indicar o que é bom e o que é ruim no programa, e também descobrir o que o filho gosta tanto nisso. A partir desse conhecimento, é até possível recomendar um programa alternativo de que a criança talvez goste mais.
3. Não assistir programas ruins para a faixa etária da criança: O pai é o espelho do filho e deve sempre exemplificar as próprias regras. Quer assistir um filme violento que não gostaria que a criança assistisse? Faça isso enquanto ele não estiver em casa ou depois que ela for dormir. Dessa maneira, os pequenos não verão os pais assistindo programas proibidos e não ficarão tentados a quebrar as regras. Outra dica é evitar ficar na frente da televisão o tempo todo enquanto estiver em casa, isso condiciona as crianças a copiarem o comportamento dos mais velhos.
4. Sempre participar das atividades com os filhos: Isso é importante não somente para o uso da televisão. Pais que participam de atividades com os filhos conseguem conhecê-los melhor e desenvolver um vínculo mais forte. Assistindo televisão junto das crianças, mesmo que seja um programa infantil bobinho sem grandes problemas, o pai consegue melhorar sua relação e pode até desenvolver um diálogo melhor com os pequenos.


O incentivo para que as crianças assistam a programas educativos e de curiosidades certamente contribui para complementar os conteúdos recebidos na escola, proporcionando um ganho em termos de cultura geral e vocabulário, por exemplo.

Últimas postagens

Categorias

Cadastre-se em nossa Newsletter

Gostou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Email
Print
Seja bem vindo!