O mês de abril marcou o aniversário de uma importante figura na literatura brasileira: Monteiro Lobato. Além de ativista político e pensador esse autor também publicou diversos trabalhos de literatura infantil que são importantes na formação infantil até hoje.
Pai da literatura infantil brasileira, Lobato investiu boa parte de seu tempo escrevendo obras dedicadas às crianças, sendo a mais conhecida provavelmente Sítio do Pica-Pau Amarelo que até ganhou adaptação para a TV.
O primeiro título infantil publicado no Brasil foi uma obra de Monteiro Lobato, Narizinho Arrebitado, lançado pela primeira vez em 1921. Uma das principais características do mundo de Lobato para as crianças que nasceu com essa obra foi a presença de personagens folclóricos brasileiros.
Usando tudo o que o país já tinha de bom ele enriqueceu seus livros e ajudou na nacionalização da cultura brasileira. Graças a ele muitos jovens entraram em contato com lendas nativas e hábitos nacionais.
Outra de suas inovações incluiu a mistura de disciplinas na literatura juvenil. Se alguém achava que livros infantis serviam apenas para contar histórias e despertar a imaginação da criançada percebeu que estava completamente enganado após conhecer as obras de Monteiro Lobato. Na maioria delas o autor inclui conhecimentos de história, geografia, matemática e outras matérias escolares.
Dessa maneira os jovens leitores conseguem aprender e se divertir ao mesmo tempo, um método extremamente eficiente.
Monteiro Lobato foi um autor que rompeu muitas barreiras e uma delas foi dar voz a personagens femininas e infantis. Numa literatura de época extremamente machista em que mulheres só apareciam como interesse romântico ou donzelas em perigo, Lobato incluiu protagonistas femininas fortes em sua obra, como Narizinho e Emília.
Os personagens também eram, em sua maioria, crianças com opiniões e argumentos e de personalidade forte. Isso serviu de modelo para vários pequenos leitores que se inspiraram nos questionamentos dos personagens em sua formação.
O universo criado por Monteiro Lobato com personagens e histórias diversificadas despertam a curiosidade infantil e o mundo da imaginação, incentivando a criatividade, levando a criança à análise do certo e do errado. Sem dúvida, uma obra cheia de emoções, capaz de inspirar o gosto pela literatura.