Os pais podem ajudar bastante na alfabetização de seus filhos. Mas, como fazer isso de maneira eficaz, sem interferir no método da escola ou estressar a criança?
No momento da volta de um passeio ou da escola, outdoors, placas no trânsito, panfletos, entre outros são úteis para que a criança comece a perceber situações distintas na função da escrita e fazer suas associações.
Em casa, quando fizer um bolo ou um prato salgado, por exemplo, peça para que seu filho leia a receita em voz alta e vá conferindo os ingredientes. Isso será uma maneira divertida e colocará em prática, além da leitura, a matemática.
A escrita também tem a função da comunicação. Os pais podem deixar bilhetes na porta da geladeira ou em um local fácil para a criança encontrar. Incentive também aos pequenos a fazerem o mesmo em deixar recados ou até mesmo escrever uma cartinha para a vovó ou o vovô contando as novidades.
A leitura de histórias para crianças é algo que traz muitos benefícios. Leia para eles gibis, revistas infantis, contos de fadas, entre outros. E, entre uma página e outra, peça para que a criança identifique uma palavra, leia uma frase ou parágrafo com o intuito de ajudar na leitura do livro.
As idas ao supermercado são bons momentos para que os pequenos leiam rótulos e, com o tempo, façam associações através de imagem. Muitas embalagens são escritas em letras maiúsculas e isso facilita a assimilação da criança. A lista de compras também pode ser escrita por eles. O ideal é que acompanhe as compras para que vá checando tudo o que listou. Além de divertido dá a sensação de responsabilidade.
Em aniversários a aprendizagem é uma tarefa que pode ser bem divertida para a criança. Os pais podem perguntar aos pequenos o que deve ser escrito nos convites. Para cada um dos convidados pode se escrever de maneira personalizada.
Outros materiais:
A equipe pedagógica do Colégio Bastos Maia acredita que na alfabetização a criança pode e deve usar outros materiais para o melhor aprendizado da escrita e leitura dentro e fora do ambiente escolar. Um álbum de fotografia com legendas, joguinhos educativos de computador, brinquedos com números ou palavras, tudo isso pode ser utilizado em conjunto com os pais, de maneira leve e divertida.
A diretora Noeli Bastos Maia salienta que o ritmo das crianças deve ser respeitado. Por vezes esse processo de alfabetização é mais acelerado, mas isso não é uma regra. Algumas crianças começam a ler e escrever mais cedo ou mais tarde, o que não caracteriza um problema de aprendizagem. Tudo tem o seu momento. A criança está em fase de desenvolvimento e não vai acertar sempre, mas é na tentativa que conseguimos os êxitos futuros.