A importância da Filosofia no currículo escolar

Início » Notícias » A importância da Filosofia no currículo escolar

Durante os três anos do ensino médio matérias como matemática, física e química ganham muita importância na vida dos alunos com os preparativos para os vestibulares. Por isso matérias de humanas como filosofia acabam um pouco esquecidas, mas é bom que pais e alunos saibam que a filosofia tem um grande papel na formação do aluno.

Por que a filosofia é importante? Filosofia pode parecer a princípio uma matéria monótona e desconexa para um aluno que só está preocupado em tirar notas boas no ENEM e nos vestibulares de faculdades de prestígio. Porém essa matéria tem outro propósito bem diferente das mais convencionais: incentivar o pensamento crítico e tornar o aluno um indivíduo mais ciente de si e de seu lugar na sociedade. Esse foi o principal motivo que levou a filosofia a tornar-se uma matéria obrigatória na grade curricular do ensino médio pela primeira vez desde os tempos da ditadura militar. Com a leitura e análise de filósofos clássicos e contemporâneos, é possível compreender o mundo do pensamento e do questionamento. Alguns pesquisadores afirmam que é impossível formar cidadãos responsáveis sem ensiná-los a usar a razão e a crítica.

Além disso os estudantes podem adquirir através da filosofia valores éticos e morais que poderão ser aplicados tanto na vida acadêmica e profissional quanto na pessoal. Ela é uma matéria que transcende a importância em áreas do conhecimento, o que torna fundamental seu aprendizado durante o ensino médio, ou seja, antes da especialização do aluno. E para quem só tem olhos para o vestibular, a matéria escolar também traz benefícios: ela melhora a capacidade de interpretação de textos e de argumentação do aluno. Isso pode ser extremamente útil para passar por aqueles textões do ENEM e as redações das universidades públicas.

Para os professores resta a tarefa não somente de ensinar a matéria, mas também de promover sua aceitação dentro da escola. Ela não deve ser tratada como matéria de segunda classe, que pode ser ignorada para o benefício das que são “mais importantes”. É bom conscientizar os estudantes de sua importância, e despertar seu interesse para que a filosofia possa criar uma nova geração de cidadãos pensantes e conscientes.

Últimas postagens

Categorias

Cadastre-se em nossa Newsletter

Gostou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Email
Print
Seja bem vindo!